Técnicas Corporais do DeRose Method. Na busca do corpo perfeito, o mercado de modalidades de exercícios físicos crescem nervosamente. À custa de muito suor e cansaço consegue-se um corpo mais bonito ou, pelo menos, uma consciência tranqüila por estar cumprindo com a obrigação diária de manutenção da boa forma.
Mas será que o corpo só responde após a monótona repetição do mesmo exercício para um determinado grupo muscular? Será que submeter o corpo a uma exaustão diária não pode prejudicá-lo a longo prazo, provocando um desgaste nos ligamentos, articulações e torná-lo mais propenso a lesões musculares?
Os ásanas produzem estímulos internos, revigoram o organismo, aumentam a flexibilidade e a força muscular através de movimentos sem repetição e encadeados uns nos outros, formando uma seqüência que trabalha o corpo inteiro. Em vez de investir o tempo num bíceps, pode-se aplicá-lo também no desenvolvimento da criatividade, consciência corporal, aumento da capacidade pulmonar e concentração.
A prática se estrutura de forma balanceada e completa. Respeitam-se as principais características destas posições que são: simetria (estética da posição), conforto, estabilidade, respiração adequada, localização da consciência e atitude mental. Mesmo no treinamento mais intenso não há sobrecarga porque se aprende a combinar as posições para que se complementem e se compensem.
A principal finalidade destas técnicas corporais é utilizar o corpo como uma ferramenta para o auto conhecimento e aprimoramento.
Programa
Nível: iniciante.